Termopares
Introdução
Esta pesquisa tem por fundamento, expor de maneira clara os aspectos referentes aos diversos tipos de ligas metálicas que compõem os termopares, sua classificação e utilização, de acordo com suas características construtivas.
TERMOPAR
Definição
Termopares são sensores de medição de temperatura constituídos por dois condutores metálicos e distintos, puros ou homogêneos. Em uma de suas extremidades são unidos e soldados, à qual convencionou-se o nome de junta de medição ( ou junta quente ). E a outra extremidade aberta onde se fazem as devidas interligações de junta de referência. Logo, quando submetemos suas extremidades a temperaturas diferentes, a composição química dos metais gera uma força eletromotriz da ordem de mV, que é o princípio mais conhecido por SEEBEK.
Classificação
Os termopares são classificados quanto ao tipo de liga metálica o qual é constituído.
São eles:
- Termopares Básicos
- Termopares Nobres
Termopares Básicos
São assim chamados por serem de maior uso industrial, em que os fios são de custo relativamente baixo e sua aplicação admite um limite de erro maior.
Tipos:
Termopar Tipo T – CuCo - (Copper-Constantan)
Liga: + Cobre - (99,9%)
-Constantan (São as ligas de Cu-Ni compreendidos no intervalo entre Cu50 e Cu65 Ni35).
A composição mais utilizada para este tipo de temopar é de Cu58 Ni42.
Possui excelente resistência à corrosão, sendo utilizado em temperaturas negativas(- 184 a 370ºC). A FEM produzida varia de : -5,333 a 19,027 mV.
Sua potência termoelétrica média é de : 5,14 mV / 100ºC (para temperaturas positivas), pode ser utilizado em atmosferas a vácuo, inertes, oxidantes ou redutoras, apresenta uma boa precisão na faixa de utilização, devido à grande homogeneidade do cobre, em temperaturas acima de 310ºC o cobre começa a se oxidar e próximo de 400ºC, oxida-se rapidamente,com certas precauções e devidamente calibrado, pode ser utilizado até - 2620C.
Aplicações:
Criometria (baixas