TErmopar
Transdutores são dispositivos que captam um sinal e o retransmite, podendo transformar um tipo de energia em outro, utilizando um sensor.
Um sensor pode ser definido como um aparelho que responde a um estímulo de maneira específica e mensurável analogicamente. O sensor pode converter uma grandeza não elétrica em informação elétrica, por exemplo, um sensor pode indicar a grandeza aferida diretamente, como um termômetro de mercúrio, por exemplo, ou com um indicador, como um conversor A/D, um display ou até mesmo um computador. A aplicação de sensores e transdutores na área médica é ampla, sendo aplicados na aferição de temperatura, pressão, radiação, ultrassonografia. Sendo assim, um sensor pode ser classificado de acordo com o tipo de energia que detectam. Nesse trabalho serão brevemente apresentados os sensores de temperatura e de radiação.
Sensores de temperatura
Os sensores de temperatura podem ser classificados como mecânicos ou eletrônicos, sendo os sensores mecânicos mais utilizados os do tipo, bimetal, enchimento termal ee haste de vidro, e os elétricos, termopar, resistência metálica e termistores ou resistência a semicondutor. Diferentes sensores atuam em diferentes faixas de medição (Tabela 1).
Método Faixa de Medição oC Termopares -200 a 1700
Enchimento Termal -195 a 760
Resistência Detectora -250 a 650
Termistores -195 a 450
Pirômetros Radiação -40 a 3000
Tabela 1: Faixas e métodos de medição
Um exemplo de sensor acionado pela temperatura é o termostato. Num ambiente que necessita de uma temperatura estável e controlada (Tr) quando a temperatura ambiente (T) é maior que Tr a chave elétrica do termostato é acionada (Figura 1)
Figura 1: Sistema de funcionamento do termostato (Fonte: BONACORSO – 2004)
Numa situação em que a precisão é pouca e a temperatura fixa pode-se utilizar de sensores acionados por dilatação térmica de uma lâmina bimetálica, como demonstrado na figura 2. Figura 2: Termostato de lâmina