termologia
A primeira lei da termodinâmica nada mais é que o princípio da conservação de energia e, apesar de ser estudado para os gases, pode ser aplicado em quaisquer processos em que a energia de um sistema é trocado com o meio externo na forma de calor e trabalho. Essa é a essência da chamada Primeira Lei da Termodinâmica. Ela pode ser formulada, de forma simples, nos seguintes termos: "Em todo processo natural, a energia do universo se conserva."
3 1 º Lei da Termodinâmica
Sistemas, estados e energias
Antigamente, o calor era entendido como sendo um fluido chamado calórico, que fluía de uma substância quente a uma mais fria. Não muito após Carnot ter proposto suas idéias de que o trabalho resultava de um fluxo calórico, James Joule sugeriu que calor e trabalho eram uma forma de energia, e que um podia se converter no outro.
Os sistemas
A termodinâmica está baseada em experimentos nos quais a energia é transformada de um aforma para outra e transferida de um lugar ao outro. O sistema é a parte do universo que estamos observando e estudando. As vizinhanças são a parte externa do sistema e de onde fazemos as observações e as medidas.
O tipo de sistema depende das características da fronteira entre o sistema e suas vizinhanças. Se a matéria pode ser transferida através da fronteira entre o sistema e as suas vizinhanças, o sistema é classificado como aberto. Se a matéria não pode passar através das fronteiras, o sistema é fechado. Um sistema isolado não tem contato mecânico nem térmico com suas vizinhanças.
4 A energia e o trabalho
A propriedade fundamental da termodinâmica é o trabalho. Ele é realizado quando um peso é levantado contra a força da gravidade. Um exemplo de trabalho é a expansão de um gás que empurra um pistão e