Termologia e Estudos dos gases
DE
FISICA
As propriedades dos gases são variáveis, ou seja, por haver determinados e específicos espaços entre seus constituintes (que podem aumentar ou diminuir) o volume, a densidade, a pressão, a viscosidade podem ser alterados. E, é dessa grande inconstância dos gases, que se deriva o estudo dos gases.
Estudo dos Gases
Por possuírem grande mobilidade, os gases são altamente difusos: tendem a preencher rapidamente todo e qualquer recipiente no qual está contido.
O estudo dos gases, em nível acadêmico de ensino médio, restringe-se aos gases ideais ou perfeitos, que são aqueles que apresentam proporção direta entre molaridade, volume, temperatura e pressão de um modo homogêneo e previsível.
Dentre todas as propriedades que os gases podem apresentar, seguem as mais usuais:
Pressão: Somatória das forças que cada constituinte de um gás exerce sobre as paredes de um corpo, ou recipiente, em uma determinada área.
Volume: Espaço ocupado por um gás em um determinado recipiente.
Temperatura: Estado térmico de agitação das partículas de um gás.
E, a essas variáveis (sobre gases ideais) são apresentadas as seguintes fórmulas:
1. Lei de Boyle-Mariotte -> PV = K
2. Lei de Charles -> VT-¹ = K
3. Lei de Gay-Lussac -> PT-¹ = K
Essas leis significam a constância dos gases perfeitos nas variáveis: pressão (P), volume (V) e temperatura (T); opondo-se aos gases reais, onde essas leis não se aplicam.
Obs.: T-1 = 1/T
Equação de Clapeyron
O físico francês Benoit Paul Émile Clapeyron estabeleceu uma equação que relaciona as três grandezas físicas variáveis do gás (pressão, volume e temperatura) e o número de mols, desde que o gás esteja submetido a baixa pressão e alta temperatura.
p.V = n.R.T
Onde: p = pressão do gás
V= volume do gás
R = a constante universal dos gases:
R = 8,31 Joule/ (mol.K)
R = 0,082 atm . L / (mol . K) n = número de mol do gás: T = temperatura do gás.
Exercício resolvido
Um cilindro metálico de 41