Termoforma O
Na sua forma mais simples, uma pequena mesa ou uma máquina tamanho de laboratório pode ser usada para aquecer pequenas secções de corte de folha de plástico e esticá-la ao longo de um molde usando vácuo. Este método é muitas vezes usado para amostras e protótipos de peças. Em aplicações complexas e de grande volume, máquinas de grande produção são utilizadas para aquecer e formar o plástico e aparar as peças formadas a partir da folha num processo contínuo de alta velocidade, é possível produzir milhares de peças por hora, dependendo da máquina e do tamanho do molde e o tamanho das partes a ser formado.
A termoformação difere em vários processos, como moldagem por injecção, moldagem por sopro, rotomoldagem e outras formas de processamento de plásticos. Termoformação fina é principalmente a fabricação de copos descartáveis, recipientes, tampas, bandejas, bolhas, conchas e outros produtos para a alimentação, assistência médica e indústrias de retail em geral. Termoformação grossa inclui peças tão diversas como a porta do veículo e painéis, forros de geladeiras e paletes de plástico.
No método mais comum de alta produção, a termoformação contínua de produtos de calibre fino é alimentada com uma folha de plástico continua a partir de um rolo ou a partir de uma extrusora para um conjunto de cadeias de indexação, que incorporam pinos ou espigões, que perfuram a folha e transportam-na para um forno até que atinja a temperatura que permita a moldação. A folha aquecida, em seguida vai para uma estação onde a forma de um molde de acoplamento e caixa de pressão fecha sobre a folha, em