Termoelétrica Gás Natural
Os objetivos deste experimento foram conhecer o uso do paquímetro e da balança digital para determinar dimensões e massas, calcular incertezas e densidade de duas peças estudadas.
Paquímetro
A palavra origina-se do grego (Paqui: espessura ; metro: medida). É um instrumento utilizado para medir com precisão as dimensões de um objeto. São feitos de plástico, com haste metálica, ou inteiramente de aço inoxidável.
É uma régua graduada com encosto fixo no qual desliza um cursor, cada um destes com um bico de medição. Normalmente o paquímetro possui duas graduações, uma em milímetro e a outra em polegadas. O nônio ou vernier (nome dado em homenagem aos seus criadores), é a escala de medição contida no cursor móvel, que através do alinhamento com a régua fixa permite uma leitura precisa com decimal.
Imagem retirada do site http://pt.wikipedia.org/wiki/Paqu%C3%ADmetro
Na escala fixa do paquímetro, a leitura feita antes do zero do nônio corresponde à leitura em milímetro. Posteriormente, deve-se encontrar a medida do nônio que coincida com a medida da escala fixa, depois basta somar os números lidos na escala fixa e no nônio
Exemplos de medidas:
Escala em milímetro e nônio com 10 divisões
Leitura
1,0 mm = escala fixa
0,3 mm = nônio (traço coincidente: 3º)
1,3 mm = total (leitura final)
Escala em milímetro e nônio com 20 divisões
73,00 mm = escala fixa
0,65 mm = nônio
73,65 mm = total
Introdução Teórica A determinação de uma media é executada para dimensionar objetos a nossa volta e buscamos cada vez mais a precisão para essas dimensões, ainda mais quando os milímetros fazem toda a diferença.
A obtenção de comprimento, largura, espessura, profundidade, etc., podem ser adquiridos a partir de instrumentos apropriados, buscando sempre o aperfeiçoamento das medições.
Cada objeto tem dimensões únicas, sendo assim, para chegarmos o mais próximo possível da medida real, devemos fazer a mesma