Termodinâmica
Energia interna
Energia interna
Variação da energia interna
Trabalho de um gás
Trabalho de um gás
Trabalho de um gás sob pressão constante
Trabalho de um gás sob temperatura constante
Trabalho de um gás sob volume constante
Trabalho de um gás em uma transformação adiabática
Leis da Termodinâmica
1ª Lei da termodinâmica
2ª Lei da termodinâmica "O calor não pode fluir, de forma espontânea, de um corpo de temperatura menor, para um outro corpo de temperatura mais alta." "É impossível a construção de uma máquina que, operando em um ciclo termodinâmico, converta toda a quantidade de calor recebido em trabalho." "A entropia não pode diminuir em um sistema fechado."
Máquinas térmicas
Trabalho em uma máquina térmica
Rendimento de uma máquina térmica
Ciclo de Carnot
Trabalho no ciclo de Carnot
Rendimento de uma máquina de Carnot
Leis da Termodinâmica
A termodinâmica é baseada em leis estabelecidas experimentalmente:
• A Lei Zero da Termodinâmica [Ref. 3][Ref. 12] determina que, quando dois sistemas em equilíbrio termodinâmico têm igualdade de temperatura com um terceiro sistema também em equilíbrio, eles têm igualdade de temperatura entre si. Esta lei é a base empírica para a medição de temperatura. Ela também estabelece o que vem a ser um sistema em equilíbrio termodinâmico: dado tempo suficiente, um sistema isolado atingirá um estado final - o estado de equilíbrio termodinâmico - onde nenhuma transformação macroscópica será doravante observada, caracterizando-se este por uma homogeneidade das grandezas termodinâmicas ao longo de todo o sistema (temperatura, pressão, volumes parciais ... constantes).
• A Primeira Lei da Termodinâmica [Ref. 3][Ref. 12] fornece o aspecto quantitativo de processos de conversão de energia. É o princípio da conservação da