Plano de negócios
Leilão Reverso
Empreendedorismo
GRUPO:
Andressa Mertins - RA 331054
Christiano Moreira - RA 329882
Kelly Oliveira - RA 326755
Ricardo Maya - RA 329896
Vanessa Delfino - RA 329884
PORTO ALEGRE, JUNHO DE 2011.
Parte 01 : A Manville Corporation ocultou durante décadas as provas de que a inalação de asbesto estava matando seus próprios funcionários. Os gerentes do Continental Illionois Bank, expôs ao risco de falência a instituição e causou o desemprego e comprometeu a economia de milhares de empregados e investidores. A E.F.Hutton assumiu a culpa por 2.000 casos de fraude por correio e transmissão eletrônica, pagando multa e constituindo fundo para indenização de 400 bancos ludibriados por ela.
Mas, como explicar o mau comportamento dessas organizações? O que leva as empresas, tanto públicas quanto privadas, não mensurarem suas decisões e os impactos que elas poderão causar?
MANVILLE CORPORATION
A empresa Manville Corporation, hoje tem comprometido 80% de suas ações para o fundo fiduciário de pessoas que processaram ou ainda processarão por responsabilidade civil referente a um de seus produtos: o asbesto.
Há mais de quatro décadas a empresa e juntamente com seu departamento médico, esconderam os prejuízos causados por um de seus principais produtos, o asbesto. A inalação de asbesto causou sérias doenças pulmonares, como câncer de pulmão e mesotelioma, asbestose e moléstia pulmonar, sendo sempre fatal.
A empresa entendeu que se adequar e desenvolver condições de trabalho mais seguras sairia mais caro do que pagar as indenizações reivindicadas por seus empregados e com o apoio da equipe médica escondeu todos os malefícios causados pelo asbesto. Assim, a empresa Manville Corporation colocou o dinheiro acima de tudo e de todos e não mediu conseqüências, encobriu e protegeu os funcionários que lhe foram leais e muito provavelmente os compensou financeiramente por isso.
Os gerentes da Manville talvez tenham acreditado que