Termodinâmica
O que é?: É o ramo da física que estuda as relações de troca entre o calor e o trabalho realizado na transformação de um sistema físico, que modificam algo no meio externo.
Quando surgiu?: Esta lei surgiu em 1650, com Otto Von Guericke que, ao construir uma bomba de ar - primeira bomba a vácuo do mundo -. Anos mais tarde, Robert Boyle, com base na pesquisa de Otto, percebeu que pressão, volume e temperatura possuem uma relação, sendo os dois primeiros inversamente proporcionais. (acima, foto de Otto Von Guericke)
Lei zero da Termodinâmica: A lei zero, ou anteprimeira lei, da termodinâmica estabelece como acontecem as trocas de calor entre os corpos. É dito que: definição da Lei zero é: "se dois corpos estiverem em equilíbrio térmico com um terceiro, estarão em equilíbrio térmico entre si."
Os corpos de maior temperatura possuem maior energia térmica. Quando um corpo de menor energia térmica é colocado em contato com este, a tendência é de que a energia térmica flua, em parte, do corpo de maior temperatura até o corpo de menor temperatura. Quando os dois corpos atingem a mesma temperatura, cessa a troca de energia.
Primeira Lei da Termodinâmica: ela fornece um aspecto quantitativo da conservação da energia. Lembrando que a conservação da energia diz que “na natureza nada se perde nada se cria, tudo se transforma”. A lei tem relação com o princípio da conservação de energia aplicada à termodinâmica, o que torna possível prever o comportamento de um sistema gasoso ao sofrer uma transformação termodinâmica. Um sistema não pode criar ou consumir energia, mas apenas armazená-la ou transferi-la ao meio onde se encontra, como trabalho.
Para calcularmos, devemos saber da forma: , onde:
Q = calor; = trabalho; ΔU = energia interna do sistema.
Segunda Lei da Termodinâmica: Fornece aspectos qualitativos de processos em sistemas físicos, ou seja, ela diz que um processo pode ocorrer tanto em uma direção como em outra. Tem maior aplicação