Termodinâmica
Uma ótima definição para a Termodinâmica é dizer que ela é a ciência da energia e da entropia. Entretanto, ainda não definimos cientificamente esses termos, assim, podemos simplifica-lá adotando palavras familiares ao nosso cotidiano, que são: Termodinâmica é a ciência que trata do calor e do trabalho, estudando as relações de transformação envolvidas entre eles. Como nas demais ciências a base de estudo da Termodinâmica é a observação experimental. As descobertas nesse campo foram formalizadas através da criação de leis básicas, conhecidas como primeira, segunda e terceira. Além dessas, há também a lei zero, que durante o desenvovimento lógico sobre esse assunto passa a ser a primeira lei.
Onde tudo começou...
(Principais cientistas envolvidos com o estudo da Termodinâmica)
Galileu Galilei (1564 – 1642): Galileu foi responsável pelo desenvolvimento do primeiro termômetro da história (rudimentar), que foi chamado de “Termoscópio”. O instrumento tinha a finalidade de medir uma quantidade até então indefinida, com maior objetividade que as sensações de calor e frio. Assim, a temperatura foi o primeiro conceito da Termodinâmica.
Francis Bacon (1561 – 1626): Alguns anos após os experimentos de Galileu, em 1620, Francis Bacon e a Academia Florentina começaram a desenvolver a separação das ideias de temperatura e transmissão de calor entre corpos (do mais quente para o mais frio).
Robert Boyle (1627 – 1691): A partir do século XVII, com os experimentos do químico e físico irlandês Boyle, a Termodinâmica começava a se formalizar. Após a contrução de sua “bomba de ar” (em conjunto com o cientista Robert Hooke), evidenciou uma relação entre temperatura, pressão e volume em substâncias gasosas. Essa relação rendeu a lei sobre a transformação isotérmica, na qual a pressão inicial multiplicada pelo volume inicial resulta na multiplicação desses fatores em estado final, assim a pressão e o volume são inversamente proporcionais.