Termodinamica
Trabalho e calor são a essência da termodinâmica. Assim é fundamental o entendimento das duas definições tendo em vista que a análise correta de muitos problemas térmicos depende da distinção entre elas.
Trabalho de um sistema
Definição. Um sistema realiza trabalho se o único efeito sobre o meio (externo ao sistema) PUDER SER o levantamento de um peso.
Trabalho atravessa a fronteira do sistema neste caso? CASO 1
Trabalho atravessa a fronteira do sistema nesse caso?
Temperatura e Calor
Uma variação na Temperatura está associada a variação da energia térmica(energia interna) do sistema por causa da transferência de energia entre ele e suas vizinhanças. A energia transferida entre um sistema e seu meio devido a uma diferença de temperatura é chamada de calor e simbolizada pela letra Q. Será positiva quando transferida para o sistema e negativa quando transferida para o meio. Quando as temperaturas do sistema e do meio são iguais, não há transferência de energia. A energia também pode ser transferida entre um sistema e seu meio na forma de trabalho W, através de uma força que atua no sistema.
Algumas definições:
Caloria (cal) – quantidade de calor que aumenta a temperatura de 1g de água de 14,50C para 15,50C. Btu (unidade térmica britânica) – quantidade de calor que aumenta a temperatura de 1lb de água de 630F para 640F. A partir de 1948, o calor passou a ter a mesma unidade de trabalho (energia transferida). 1cal = 4,1868J
Uma Análise mais Detalhada de Calor e Trabalho
Considere um gás confinado em um cilindro comum pistão móvel. O calor Q pode ser adicionado ao gás ou dele retirado regulando-se a temperatura T do reservatório térmico ajustável. O trabalho W pode ser realizado pelo gás levantando-se ou abaixando-se o pistão. Supondo que se retire algumas esferas do pistão e