termodinamica
Trata do estudo entre o calor e o trabalho realizado, a troca e a transformação de energia. São fenômenos que ocorrem constantemente na natureza, por exemplo, basta esfregarmos nossas mãos uma nas outras que percebemos o aumento da temperatura. Nesse caso temos uma transformação de energia mecânica em calor, essa ciência teve impulso durante a revolução industrial, quando o trabalho realizado por homens ou animais foi substituído por maquinas.
Porque estudar Termodinâmica
Na engenharia, a termodinâmica é utilizada para analise de diversos processos que ocorrem em equipamentos industriais de grande importância, tais como centrais termoelétricas, refrigeradores por compressão de vapor, motores a jato, foguetes e muitos outros dessa maneira, o engenheiro deveram dominar a termodinâmica, pois e essencial para que ele possa projetar estes equipamentos, com o objetivo de construir dentro do menor custo e obter deste,a maior eficiência energética possível
.
1º Lei da Termodinâmica
É também chamado de primeiro principio da termodinâmica, essa lei é conhecida como principio da conservação de energia, podemos afirmar. Que qualquer sistema termodinâmico existe uma funçao característica, que chamamos de energia interna sabendo disso podemos enuncia-la da seguinte maneira: variação da energia interna entre dois sistema se determina pela diferença entre a quantidade de calor e pelo trabalho trocado com meio ambiente. Podemos representa-la matematicamente da seguinte forma:
Onde Q é a quantidade de calor recebido, T é o trabalho realizado e ∆U é a variação da energia interna, essa lei aplica-se na pratica três transformações de gás perfeito: isotérmica, isovolumétrica, adiabática.
Isotermica: essa transformação como próprio nome diz tem temperatura constante de modo que a variação interna do gás é igual à zero. Ou seja, a