Termodinamica
2. Resumo Teórico
O primeiro a ser definido será o sistema termodinâmico. Esse sistema é um espaço ou região definido por limites reais ou imaginários, que selecionamos com o objetivo de delimitar o estudo da energia e suas transformações. O sistema selecionado poderá ser grande ou pequeno, como por exemplo um sistema de refrigeração de um refrigerador ou condicionador de ar, ou simplesmente o que ocupa o espaço do cilindro num compressor. Outra características do sistema é a que o define como fechado ou aberto. Um sistema fechado é aquele em que somente a energia traspõe os limites do sistema, enquanto no aberto, tanto a energia quanto uma certa quantidade de matéria transpões os limites.
O segundo conceito é o de estado de um sistema. Este será descrito pelo conjunto de propriedades físicas do sistema, como a temperatura, pressão, volume, massa, entropia, etc. O estado é uma condição momentânea do sistema, onde somente pode ser descrito enquanto as propriedades deste sejam imutáveis naquele momento, enquanto há o equilíbrio.
O terceiro é o processo. Um processo é o caminho que um sistema usa para percorrer sucessivos estados termodinâmicos. Dentre diferentes processos temos o de quase-equilíbrio: aquele em que o desvio do equilíbrio termodinâmico é infinitesimal e todos os estados pelo qual o sistema passa pode ser considerado como estados de equilíbrio. Muitos processos reais podem ser aproximados com precisão pelo processo de quase-equilíbrio.
07
Questão 1
Um recipiente fechado e com volume de 5m³ contém 900kg de granito e ar (massas específicas respectivamente iguais a 2400 e 1,15 kg/m³). Determine a massa de ar contida no recipiente e o volume específico médio do arranjo.
Resolução:
Varg= 900/2400 = 0,375 m²
Var= 5 . 0,375 = 4,625m³
V.esp média= 5/900= 5,55x10-³ m³/kg
08
Questão 2
Um manômetro contém um fluido com densidade de 816 kg/m3. A diferença de altura entre as duas