Terminologia Em Custos
Despesas fixas
São aquelas cujo total não varia proporcionalmente ao volume produzido (na indústria), ou ao volume de vendas (comércio e serviço), ou seja, existem despesas a serem pagas independente da quantidade produzida ou do valor de vendas. Exemplo: aluguel, honorários de contador, seguro da empresa, salário dos funcionários, entre outros.
Despesas variáveis
São aquelas que variam proporcionalmente ao volume produzido ou ao volume vendido, ou seja, só haverá despesa se houver venda ou unidades produzidas. Exemplo: comissões sobre vendas, impostos.
Custos fixos
São aqueles que, a curto prazo, independem do nível de produção. Eles permanecem inalterados independentemente do número de peças produzidas e são originados pela própria existência da empresa e de sua estrutura. por exemplo, paga o mesmo aluguel do prédio, o mesmo IPTU, o mesmo salário do contador etc.
Custos variáveis
Os custos variáveis oscilam conforme a quantidade empregada dos “fatores variáveis” e, portanto, do volume da produção. EX. na indústria de confecção, eles variam conforme o volume de “camisas” e “calças” produzidas
Custo direto
São custos que podem ser identificados diretamente com uma unidade do produto. Por exemplo, a madeira em uma indústria de móveis, consumo de material de cozinha e de bar, material de limpeza e mão-de-obra.
Custo indireto
São os custos relacionados com a elaboração dos produtos ou serviços, mas que não podem ser economicamente identificados com o que está sendo produzido. Por exemplo: a Depreciação do Ativo Imobilizado, a mão-de-obra do serviço de segurança, os imposto constantes (IPTU, IPVA etc.).
Gasto É o valor arcado pela entidade para obter um produto ou serviço, representado pela entrega ou promessa de entrega de algum ativo (dinheiro, bens). Ex.: Gastos com mercadorias, gastos com pessoal etc.
Desembolso
É o pagamento efetuado ao se adquirir um bem ou serviço.
Investimento
São gastos em bens e diretos registrados no ativo