Terminologia da Embriologia Básica
Terminologias:
Ovócito: Célula germinativa feminina produzida nos ovários. Quando maduro é denominado de ovócito secundário.
Espermatozóide: Refere-se à célula germinativa masculina produzida nos testículos. Numerosos espermatozóides são expelidos da uretra durante a ejaculação.
Embrião: Refere-se ao ser humano em desenvolvimento em estágios iniciais.
Zigoto: Resultado da união do ovócito ao espermatozóide.
Idade de Fecundação: Os médicos calculam a idade do embrião ou do feto a partir do primeiro dia do último período menstrual normal.
Idade Gestacional: Tem cerca de 2 semanas a mais que a idade de fecundação, porque o ovócito só é fecundado duas semanas depois da menstruação precedente. Clivagem: É a série de divisões mitóticas do zigoto que resultam na formação das primeiras células embrionárias – os blastômeros. O tamanho do zigoto em clivagem permanece inalterado porque, a cada divisão que se sucede, os blastômeros tornam-se menores.
Mórula: Quando a clivagem do zigoto produz 12 a 32 blastômeros, formando uma bola compacta de células. Esse estágio ocorre 3 dias após a fecundação, coincidindo com a entrada do embrião no útero pela tuba uterina.
Blastocisto: Após a mórula entrar no útero, uma cavidade preenchida por líquido – a cavidade blastocística – se desenvolve no seu interior. O embrião agora é chamado de blastocisto, que contém uma massa celular interna ou embrioblasto, que forma o embrião.
Concepto: Refere-se a todas as estruturas do concepto da fecundação em diante (o embrião) e as membranas (ex.: placenta).
Primórdio: Refere-se ao início ou à primeira indicação notável de um órgão ou estrutura.
Feto: O ser humano em desenvolvimento após o período embrionário (8 semanas).
Trimestre: O período de 3 meses do calendário durante a gestação. O estágio mais crítico do desenvolvimento ocorre no primeiro trimestre.
Aborto: Refere-se à expulsão do útero de um embrião ou de um feto antes de ser viável.