Terminal Intermodal
- CONCEITO
Conhecido mundialmente por seus projetos de pontes e edifícios institucionais, Santiago Calatrava é, atualmente, um dos maiores nomes no campo da arquitetura e engenharia. A beleza de seus edifícios prove de sua própria solução estrutural. Calatrava explora em seus projetos todo potencial construtivo do aço, dando-lhe curvas e formas orgânicas. Ele utiliza a natureza como sua principal fonte de inspiração. Se visualizado em planta, assemelha-se também com uma manta raia, sendo estas referências ao mundo animal, típicas da obra de Calatrava.
Os pilares, os arcos e as lajes são de concreto com uma volumetria simples e neutra. Por cima dos pavimentos em concreto repousam elegantes estruturas em aço que formam a coberta da plataforma de passageiros, a marquise que demarca o acesso principal e as passarelas elevadas para pedestres. A junção de todos estes elementos cria um edifício com ares futuristas e de curiosa beleza.
Sua estrutura, inspirada na forma das árvores, é feita por chapas e tubos de aço que a partir de uma pilar central se ramificam. As inúmeras “árvores de ferro” conectam-se umas às outras formando uma imensa malha tridimensional.
Nas obras de Calatrava, cada elemento construtivo ganha um valor estético e fica aparente expondo sua volumetria e beleza.
Apesar de possuir uma enorme massa de concreto e aço, a Estação do Oriente parece flutuar devido à aparente leveza de sua estrutura. Este projeto é um bom exemplo do estilo de Calatrava e um marco da arquitetura moderna de Lisboa.
- PROGRAMA
Comércio
Serviço
Sanitários
Bilheteria
Administração
Terminal Rodoviário
Terminal Hidroviário
Terminal Metropolitano
Bicicletário