Terminal Aeroviário de Cargas
TERMINAL AEROVIÁRIO DE CARGA
SANTOS
2014
2
1. INTRODUÇÃO
O transporte de cargas é o principal componente dos sistemas logísticos das empresas. Sua importância pode ser medida por meio de, pelo menos, três indicadores financeiros: custo, faturamento e lucro.
Tanto no âmbito das políticas públicas de investimento em infraestrutura quanto no âmbito gerencial de empresas privadas e estatais, a principal decisão relativa ao transporte de cargas é a escolha dos modais de transporte.
São modais de transporte de cargas: rodoviário, ferroviário, aquaviário, dutoviário e aéreo. Cada um possui estrutura de custos e características operacionais específicas que os tornam mais adequados para determinados tipos de produtos e de operações.
No Brasil os preços relativos dos diferentes modais de transporte possuem a mesma ordenação encontrada nos EUA: aéreo (maior), rodoviário, ferroviário, dutoviário e aquaviário (menor). Esses preços relativos refletem, de certa forma, a estrutura de custos de cada modal que, por sua vez, torna-se reflexo das suas características operacionais.
O objeto do nosso estudo é o modal de carga aéreo. Este, por sua vez, apresenta custos fixos baixos (aeronave e sistemas de manuseio), porém seus custos variáveis são os mais elevados: combustível, mão de obra e manutenção.
O transporte de carga aérea não se limita por fronteiras geográficas e tem o potencial de atingir, com rapidez, qualquer lugar no globo com qualidade e eficiência para empresas que operam no mercado nacional e internacional. A correta utilização e adequação das frotas logísticas ao seu uso é então fator primordial e preponderante na busca por mercados mais racionais e eficientes para o transporte das mercadorias.
O transporte de carga aérea é regulamentado pela ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil – ANAC, criada em 2005).
3
2. TRANSPORTE, CARGA E TERMINAL AÉREO
2.1 Transporte e Carga Aérea
Transporte aéreo de