desafio
A empresa Hortedan Hipermercado com o objetivo de melhorar seus processos e resultados contratou uma equipe de consultoria, que trabalhou durante oito semanas analisando as operações da organização. Foram realizadas entrevistas com os colaboradores em toda esfera hierárquica. A consultoria chegou a conclusão de que as funções dos colaboradores estavam desordenadas e que seria necessário uma reorganização das funções, pois, de acordo com as informações, as partes de planejamento e estratégias não recebiam atenção necessária. As vendas estavam satisfatórias, a empresa tinha uma ótima participação no mercado, 70%, mas os lucros estavam caindo há quatro trimestres consecutivos., Assim, chega-se a conclusão que os custos estavam fora de controle, devidos a diversos fatores como inapropriação e desvios de funções, falta de treinamento e capacitação – esses são alguns pontos a serem considerados.
Mediante as informações, houve a necessidade de se contratar um administrador externo, que não estivesse inserido na cultura da empresa Hoterdan, para compreender os problemas e criar soluções. Os principais objetivos para esse novo agente de mudanças são:
Compreender o conhecimento e experiências de cada colaborador.
Criar um treinamento para a parte gerencial e outro para a parte operacional.
Criar um organograma para ficar claramente definida a competência de cada setor e de seu pessoal alocado.
DESENVOLVIMENTO
Abaixo teremos cada parte da estrutura e as ações que foram tomadas a cada etapa, no que tange a nova organização, estratégia e treinamento.
• Presidência
A presidência é o ponto chave para que todo o treinamento e mudanças ocorram com sucesso, assim, a primeira ação é criar as metas e objetivos que foram basicamente: Metas de redução custos, a definição das funções de cada colaborador, sistematização dos processos e formalização das estratégias, nivelar conhecimentos dos colaboradores de acordo com sua função.
Estando claramente