Teria politica
Centro de Educação a Distância
Curso Superior Tecnologia em Gestão Pública
ATPS – ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA
Disciplina: TEORIA POLÍTICA
Professora EAD: MSc Márcia Aparecida Jacometo Tutora Presencial: Profª Flávia Mota
Nome dos Acadêmicos e RA:
Jundiaí/SP
2012
ATIVIDADE SUPERVISIONADA
Professora EAD: Ma. Márcia Aparecida Jacometo
Tutora Presencial: Profª. Flávia Mota
Trabalho apresentado ao Curso de Graduação em Tecnologia de Gestão Pública da Universidade Anhanguera Uniderp, como requisito para a obtenção de conhecimento e atribuição de nota da disciplina Teoria Política.
Jundiaí/SP
2012
1 - INTRODUÇÃO
O termo ESTADO vem do latim e significa “estar firme”, que se relaciona com a idéia de estabilidade. Segundo Max Weber, Estado é uma instituição política que, dirigida por um governo soberano, detém o monopólio da força física, em determinado território, subordinando a sociedade que nele vive.
Nesse contexto, o Estado, enquanto instituição social, além de possuir o monopólio da força, deve garantir a manutenção das leis, da ordem e da estabilidade nacional.
Em outra definição temos o Estado como uma instituição organizada política, social e juridicamente, ocupa um território definido e, na maioria das vezes, sua lei maior é uma Constituição escrita. É dirigido por um governo soberano reconhecido interna e externamente, sendo responsável pela organização e pelo controle social, pois detém o monopólio legítimo do uso da força e da coerção.
O Estado é uma sociedade de pessoas chamada população, em determinado território, sob a autoridade de determinado governo, a fim de alcançar determinado objetivo, o bem comum.
O GOVERNO consiste no poder do Estado. Este poder é dividido em funções que são representadas pelos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.
As formas de governo podem variar, mas será sempre necessário um Governo para impedir que o arbítrio de cada um desvie a