Tercelagem

1148 palavras 5 páginas
1. Processamento do algodão para a produção têxtil
O processo de produção de têxteis de algodão no Brasil envolve algumas etapas fundamentais. A figura 2 apresenta as etapas principais da produção têxtil brasileira.
Figura 2- Fluxo Genérico da Produção Têxtil Brasileira. Fonte: Adaptado de BESEN et al. (1995). Nos processos de cotonicultura, algodoeira, fiação, tecelagem, tinturaria e acabamento e indústria de vestuário e distribuição varejista, o algodão em caroço que é produzido em propriedades rurais, transforma-se em algodão em pluma nas algodoeiras, em fio de algodão de várias especificações na fiação, em tecido cru na tecelagem, em tecido estampado na tinturaria e acabamento, em roupas e outros produtos na indústria de 5confecções, assim, finalmente são distribuídos pela estrutura varejista, que é especializada em confecções de vários tipos. (BESENet al., 1995).

1.1 Algodoeira: recepção da matéria-prima
Depois de ser colhido, o algodão em caroço, é destinado ao primeiro beneficiamento, a chamada algodoeira. Neste processo, o algodão em caroço que vai para a fábrica de tecidos sofre a separação do caroço, do línter e da fibra, que se constituem em subprodutos, onde o caroço é encaminhado à indústria para a extração do óleo e para a produção da torta de algodão. A pluma passa por um processo de limpeza, onde são retiradas as impurezas que vieram da lavoura, essa ação de limpeza é essencial para a qualidade da matéria-prima.
(BESEN et al., 1995, p. 17).
Segundo Arantes et al. (2003): “O processo de separação da fibra da semente é realizado por descaroçadores de serras circulares que são apresentados em diferentes modelos, número de serras, capacidade de trabalho e fabricantes.”
O algodão recebido, neste processo, é classificado visualmente, quanto ao tipo e distribuído em tulhas para o beneficiamento separado por tipo. Após o processo de beneficiamento e limpeza, o algodão em pluma é guardado em fardos com peso que varia acima de 200 kg. Os fardos

Relacionados

  • 534wefrw
    2352 palavras | 10 páginas
  • O inicio da produção de alimentos
    995 palavras | 4 páginas
  • PLANO DE EMERGÊNCIA
    20995 palavras | 84 páginas