Terceiro Setor
Construção do Modelo DETRAN:
Figura 1 – Modelo de sistema de atendimento do DETRAN
Para a construção do modelo acima, foram feitas as seguintes considerações:
- Sabendo-se que os clientes solicitam dois serviços distintos e independentes, foram criadas duas filas distintas na entrada do sistema.
- Como os funcionários foram apresentados individualmente e possuem particularidades quanto ao processo executado, cada um destes funcionários foi inserido no modelo como uma estação, para facilitar a visualização, a construção e a posterior modificação do modelo.
- Na configuração do processo de Maria, foi criado um atributo chamado “TEMPO PROCESSO MARIA” para designar o tempo despendido em cada um dos dois tipos de atividades que esta executa. Este atributo recebe seu valor sempre que a entidade entra no sistema e esse valor depende de qual fila ela toma. Então foi criado um módulo assign para cada entrada no sistema, para que o atributo “TEMPO PROCESSO MARIA” varie em função do tipo de serviço solicitado pela entidade.
- O módulo “PickStation EMPLACAMENTO” serve para direcionar o “cliente novo” para o funcionário mais desocupado, dentre Pedro, João e Maria. O módulo “PickStation RENOVACAO” serve para direcionar o “cliente pré-existente” para a funcionária mais desocupada, dentre Maria, Clara e Mônica. Com isso podemos deduzir antecipadamente que a funcionária Maria terá uma taxa de ocupação maior que os outros funcionários, pois recebe clientes das duas filas de serviços.
Questão 02:
Modificação do Modelo DETRAN – Funcionário João:
Figura 2 – Modificação do funcionário João no sistema anterior
Nesse modelo, além das considerações do sistema anterior, devemos observar que:
- Os processos executados por Maria e João têm seus tempos designados pelo atributo “TEMPO PROCESSO COMUM”, em situação semelhante à lógica descrita no modelo anterior.
- O módulo “PickStation RENOVACAO” serve agora para direcionar o “cliente pré-existente” para o