Terceiro setor
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ADMINISTRATIVAS, CONTÁBEIS, ECONÔMICAS E DA COMUNICAÇÃO
CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
ANNA HÉLINA SANCANDI BERGMANN
A CONTABILIDADE DO TERCEIRO SETOR
IJUÍ (RS)
2013
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
A sociedade brasileira hoje é dividida em três setores, denominados Primeiro, Segundo e Terceiro Setor. Sendo o primeiro, o Estado-Governo, que tem poder concedido pelo voto popular. O segundo setor é o mercado, constituído pelas empresas, corresponde à livre iniciativa, e tem como objetivo o lucro. Já o terceiro setor é representado pelas instituições que tem preocupações sociais, sem fins lucrativos, que geram bens e serviços públicos.
O terceiro setor tem como finalidade cobrir as lacunas que o primeiro e o segundo setor deixam, ou seja, auxiliam aqueles que não recebem apoio de governo, e nem das instituições privadas. É nessa lacuna que se encaixam as Entidades sem Fins Lucrativos, que não tem como finalidade o lucro, apesar do superávit ser necessário para que esta se mantenha e cumpra sua missão, mas têm obrigações perante o Governo, assim como qualquer outra empresa. Neste aspecto a contabilidade torna-se extremamente necessária, e indispensável para a sobrevivência de uma ESFL, visto que esta precisa prestar contas ao setor público, além de entregar declarações e manter-se legalizada perante a legislação.
Por isso a importância deste trabalho que tem como finalidade entender o que é uma entidade sem fins lucrativos, apresentar os elementos que á constituem quais suas principais características e os aspectos contábeis mais relevantes deste tipo de entidade.
Com este trabalho pretende-se conhecer mais um ramo de atuação da Contabilidade e entender como são realizados os trabalhos numa instituição onde a busca pelo lucro não é o foco principal.
CONTABILIDADE DE ENTIDADES SEM FINS LUCRATIVOS
1- Conceito
Na NBC T