Terceiro setor
Terceiro Setor
As tendências em ambiente globalizado: responsabilidade social e parcerias sociais.
1) Na era da informação surge uma nova elite de trabalhadores que poderá favorecer o empresário, ou seja, a vida caminha rapidamente para o modo digital em que o átomo perde lugar para o bit, conforme nos ensina Negroponte. Nesse sentido, qual o lado negativo disso tudo?
O lado negativo disso tudo está no fato de que a não-repartição adequada dos ganhos de produtividade provoca uma consequência: a sensível redução do mercado de bens e serviços, pois os trabalhadores desempregados ou “mal” empregados fazem parte do outro lado da equação de demanda, portanto,estarão influenciando para o aumento das carências que alguém terá de suprir se não quiser defrontar-se com a escalada da violência e da miséria sem volta.
2) Segundo Rifkin, qual a nova concepção dos papéis em um sistema socioeconômico, para:
a) Primeiro setor?
O governo cria capitais e empregos de governo, o que não é suficiente.
b) Segundo setor?
O mercado cria capitais e empregos de mercado, mas isso não é suficiente.
c) Terceiro setor?
Terceiro Setor: a sociedade civil cria capital social e empregos.
3) Segundo Rifkin qual a diferença entre o capital social e o capital de mercado?
Capital de mercado Adam Smith dizia que cada indivíduo maximiza seus próprios interesses no mercado, fazendo que os interesses da comunidade avancem.Capital social cada pessoa dá de si para a comunidade, otimizando o bem estar desta e, portanto, otimizando os interesses pessoais de cada indivíduo.
Assim, em sua opinião, ambos os capitais podem