Terceira Instrução de Aprendiz Maçom
Venerável Mestre
Irmão Primeiro Vigilante
Irmão Segundo Vigilante
Nobres Irmãos
Nos trabalhos anteriores, demos ênfase aos instrumentos de trabalho do aprendiz maçom e seus significados, material e simbólico para o maçom. Agora daremos continuidade soa trabalhos descrevendo origens ,os ornamentos, os parâmetros e as joias de nossa ordem.
A maçonaria tem origem nas antigas fraternidades iniciásticas, das quais recebeu a tradição de guardar intacta, os seus ensinamentos, para poder transmiti-los aos seus iniciados, ocultando a verdade do mundo profano em símbolos, só as revelando aqueles que ingressam em seus templos. Como aprendiz Maçom compreendi que o alicerce da filosofia simbólica de moral maçônica e o aperfeiçoamento humano, e compreende o trabalho de desbastar a pedra bruta, me dispor dos defeitos e paixões do mundo profano, para melhor adequar-me a construção moral da humanidade, que é a verdadeira obra da Maçonaria; podendo assim transformar a pedra bruta em Pedra Polida.
A forma do Templo é a de um quadrílongo; seu comprimento é do Oriente ao Ocidente, sua largura, do Norte ao Sul, sua profundidade ,da superfície da terra ao centro e sua altura da Terra ao Céu, orientando-se do Oriente ao Ocidente ( leste a Oeste), como os lugares dos cultos divinos e templos antigos, porque vieram do Oriente para o Ocidente, assim como o Sol faz sua trajetória, a origem da civilizações e ciências, as leis que nos regem, etc.Simbolizando a universalidade de nossa instituição e mostrando que a caridade do maçom não tem limites, a não ser os ditados pela prudência.
Sustentam nossa loja três colunas, denominadas SABEDORIA, FORÇA E BELEZA ,baseadas nas edificações do templo do Rei Salomão, um dos primeiros locais de Culto Divino que se tem conhecimento, erguido sob os auspícios de HIRAM-ABI, REI DE Tiro, profundo conhecedor da tríade: SABEDORIA, FORÇA E BELEZA, SENDO ESSE Templo fundado com base no