Trabalho Da 3 Instru O Do Aprendiz Ma Om VERS O FINAL
Fraternidade Absoluta nº 31 e demais autoridades presentes que compõem esta respeitável loja e meus irmãos maçons.
Apresentação do Trabalho Sobre a Terceira Instrução do A:.M:. Amilton Freixo de Brito
É
de nosso conhecimento e fica bem claro com o aprendizado da terceira instrução, que há algo de comum entre todos os maçons: a verdade.
Essa verdade é a certeza da existência de um Grande Arquiteto, criador de nosso universo e de tudo que existe, já existiu e até o que ainda vai existir.
Temos a certeza disso porque além dos órgãos de nosso ser material (o nosso corpo), o Ente Supremo nos dotou de um livre-arbítrio e inteligência, capaz de nos fazer distinguir o bem do mal e vice-versa. Essa faculdade
(inteligência), assim como todos os nossos outros sentidos, são suscetíveis de progresso e aperfeiçoamento, seja pelas fases de desenvolvimento de nossas vidas (infância, adolescência e maturidade), mas, principalmente, através do aprendizado, do estudo e do conhecimento.
Considerada rudimentar na fase criança, a verdade manifesta-se nos adultos e pode (e deve) ser aperfeiçoada, progressivamente, ao mais alto grau de nosso conhecimento.
Quando o livre-arbítrio é dirigido por uma sã moral (não perfeita, mas que seja suficientemente capaz de entender e aprender), é bastante para que possamos discernir o Bem do Mal. O Bem e o Mal estão em todos os lugares e em todas as situações. Cabe a nós, através de nosso aprendizado, conhecimento, princípios familiares e doutrina de fé, saber escolher entre as duas. Nestas
primeiras instruções da Maçonaria, encontramos os ensinamentos dessa moral, que nos é ensinada de forma pura e mais propícia à formação do caráter do homem. A moral ensinada na maçonaria baseia-se no amor a Deus (G.A.D.U – Grande Arquiteto Do Universo) e ao próximo, que é a base de todos os princípios de qualquer ensinamento moral.
1
Contudo,
a maçonaria possui um sistema peculiar de nos fazer