Terceira geração de processadores
Com o desenvolvimento da tecnologia e o surgimento de microcomputadores e con-sequentemente a queda nos preços, diversas pessoas passaram a ter acesso aos computado-res e deu-se início aos computadores pessoais. Mas com a popularização dos computadoresera necessário a criação de sistemas operacionais mais amigáveis, que escondessem toda acomplexidade do sistema para o usuário.Os primeiros Sistemas Operacionais eram os Monousuários e monotarefa. Sistemasoperacionais criados para que um único usuário pudesse executar uma única tarefa (progra-ma) por vez. Estes sistemas se caracterizam por permitir que os recursos da máquina (processador, memória e periféricos) fiquem alocados exclusivamente a um processo (tarefa).
O MS-DOS, sistema operacional para computadores baseados no IBM PC, e o Palm OS dos computa-dores Palm são exemplos de sistemas monousuário e monotarefa.Depois vieram os Monousuários e multitarefa.
Sistemas operacionais projetados parapossibilitar a um único usuário utilizar diversos programas ao mesmo tempo. Estes sistemassão muito comuns em computadores pessoais como desktops e laptops . As plataformas Micro-soft Windows e Apple MacOS são exemplos de sistemas operacionais que permitem que umúnico usuário utilize diversos programas ao mesmo tempo.Por fim vieram os Multiusuários. Um sistema operacional multiusuário permite quediversos usuários utilizem simultaneamente os recursos do computador. Unix, Linux e Win-dows NT são exemplos de sistemas operacionais multiusuário. Ainda no final da terceira geração um dos cientistas de computação da Bell Labs, KenThompson, descobriu um pequeno microcomputador que ninguém estava usando e começoua escrever uma versão simplificada monousuária que evoluiu para o S.O UNIX, que se tornoupopular no mundo acadêmico, entre órgãos do governo e entre muitas empresas.As industriais possibilitaram que em cada universidade ou departamento fosse possívelter um computador, chamando inicialmente de estação de