Terapias fonoaudiologia
PRINCÍPIOS Dar definições, sinônimos ou antônimos. Trabalhar com memória de curto prazo. Treino do uso do contexto para aprender significado de palavras não conhecidas. Julgamento semântico. Reabilitar transtornos de compreensão específicos .
OBJETIVOS Apontar figuras e ou objetos, com aumento gradativo do grau de dificuldade. Reduzir uso de jargão, logorréia e anosognosia e facilitar a compreensão do significado das construções sintáticas.
PÚBLICO-ALVO Não apropriado pra pacientes com compreensão e produção de sentenças, discursos. Pacientes com jargão logorréico, pacientes com surdez verbal pura, alterações acústico fonológica e/ou transtorno psicolingüístico.
MÉTODOS Evocação a partir de contextos verbais, de contextos de imagem visual a partir de estímulos verbais, a partir da evocação da imagem visual do objeto; evocação oral a partir da evocação do nome escrito; classificação de palavras; associação de palavras, associação lexical com distrator; associações emparelhando desenhos; semelhanças; automatismos; evocação a partir do gesto descritivo do uso do objeto. Jargão logorréico: limitar a produção verbal e conseguir uma conscientização dos transtornos. Inicialmente empregar técnicas não-verbais exigindo do paciente apenas gestos, chamar a atenção do paciente para o material verbal. Surdez verbal pura: reduzir a velocidade da apresentação, usar muita informação visual (leitura labial), uso de contexto (frases, conhecimento do tema de conversação). Transtorno psicolingüístico: designar imagens de objetos ao ouvir seu nome, denominar constituintes de um todo, identificar e designar objeto adequadamente após descrição ou definição, designar ações enunciadas pelo terapeuta no contexto de uma frase exigindo cada vez maior capacidade discriminativa. Alteração acústico fonológica: restaurar a capacidade de realizar discriminações auditivas dos significados sonoros,