Terapia para Crianças e Adolescentes
INSTITUTO DE PSICOLOGIA
IIICURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM PSICOLOGIA CLÍNICA NA ABORDAGEM COMPORTAMENTAL COGNITIVA
DISCIPLINA: Terapia Comportamental Cognitiva para Crianças e Adolescentes
DOSCENTE: Profª Dra. Renata Ferrarez Fernandes Lopes Profº Ms. Cíntia Marques Alves
AVALIAÇÃO
Aluna: Camilla Carneiro Silva Queija
QUESTÃO
Considerando o que você aprendeu na disciplina de TCC para Crianças e Adolescentes, aponte técnicas que possam ser aplicadas para cada uma das fases (inicial, intermediária e final), representadas no fluxograma anexo com os números de 1 a 8.
1) Explicar o funcionamento da terapia
A psicoterapia com crianças tem o mesmo objetivo da terapia com adultos: propiciar, ensinar ou desenvolver habilidades e competências que permitirão a obter um alívio no sofrimento bem como a tentativa de uma retomada à uma vida saudável.
A diferença entre as duas se encontra na atuação do terapeuta em duas frentes: uma intervenção realizada diretamente com a criança e outra intervenção realizada com os pais.
Quando trabalha com os pais o terapeuta usará de uma linguagem mais diretiva, com a criança, porém, usará de formas lúdicas para que a criança se engaje de forma mais apropriada com a sua linguagem.
O processo da terapia será explicado aos pais, como será as sessões, o que abordará. A queixa será avaliada através da realização de uma entrevista estruturada com o objetivo de estabelecer o diagnóstico, presença de comorbidades, tentar determinar o início, curso dos sintomas, tratamentos realizados anteriores e uso de medicamentos.
2) Definir com a criança o problema a ser trabalhado
Para verificar se a criança tem consciência do problema (queixa), explicando que as pessoas têm problemas e que às vezes é necessário pedir ajuda de alguém, que o terapeuta irá ajudar a verificar o que tem ruim em sua vida, assim podemos iniciar com uma