registradores servidor dns
TGRCOMP – PROFESSOR FULANO
P3- Criação de Registro DNS no Windows 2000
Data de realização: 03/04/2014
INTRODUÇÃO TEÓRICA
Todo domínio, sendo um simples host ou um domínio de nível mais alto, pode ter um conjunto de registros de recurso associado a ele. Para um host qualquer, o registro de recurso mais comum é somente seu IP, mas existem muitos outros tipos de registros de recurso.Quando um resolver envia um nome de domínio ao DNS, o que volta é o registro de recurso associado com aquele nome. Assim a real função de DNS é mapear nomes de domínio sobre registros de recurso.
Um registro de recurso é composto por cinco campos. Embora eles sejam codificados em binário para uma maior eficiência, a maioria dos registros de recurso é apresentado como texto de ASCII, sendo uma linha por registro de recurso.
Normalmente, existem muitos registros para cada domínio e cada cópia do banco de dados carrega informação sobre múltiplos domínios.Este campo é assim a chave primária de procura usada para satisfazer as buscas.
Tipos de Registros DN
A
Descrição: Endereço de Host (Host address (A) resource record). É o tipo mais utilizado, faz o mapeamento de um nome DNS para um endereço IP versão 4, de 32 bits. Não existe necessariamente um registro A para cada endereço IP e vice-versa. Vários registros A correspondem a um único endereço IP, onde uma máquina pode atender a diversos sites. Em alguns casos, um único registro A pode corresponder a vários endereços IP. Isso pode facilitar a tolerância a falhas e a distribuição de carga, além de permitir que um site altere sua localização física.
AAAA
Descrição: Endereço de host IPv6 (IPv6 host address (AAAA)). Faz o mapeamento de um nome DNS para um endereço IP versão 6, de 128 bits.
Exemplo:
ipv6_host1.example.microsoft.com. IN AAAA