TERAPIA OCUPACIONAL AMPUTADOS
IMPLANTAÇÃO DA TERAPIA OCUPACIONAL NO SETOR DE AMPUTADOS
RIO DE JANEIRO
2012
IMPLANTAÇÃO DA TERAPIA OCUPACIONAL NO SETOR DE AMPUTADOS
Trabalho apresentado à disciplina de contexto hospitalar no Curso de Terapia Ocupacional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.
RIO DE JANEIRO
2012
INTRODUÇÃO
Para a implantação e o desenvolvimento dos serviços de Terapia Ocupacional em uma instituição hospitalar, é necessário considerar e diagnosticar suas características e necessidades, assim como conhecer as necessidades das populações atendidas e identificar como vem se desenvolvendo o trabalho multiprofissional, a fim de que sejam detectadas as prioridades para a atuação do terapeuta ocupacional e suas possibilidades de inserção na equipe. A terapia ocupacional tem como objetivo a restauração funcional do amputado, além de indicação, ajuste e treinamento protético A intervenção terapêutica poderá melhorar a Ca acidade e impedir a instalação de incapacidade adicional, bem como reintegrar socialmente o indivíduo. Além de estar atento às principais demandas do sujeito, para que dessa forma possa promover uma prática que torne possível uma visão global do indivíduo, promovendo bem estar e qualidade de vida.
O QUE É TERAPIA OCUPACIONAL
A Terapia Ocupacional é um campo de conhecimento e de intervenção em saúde, educação e na esfera social. O terapeuta ocupacional trabalha com tecnologias orientadas para emancipação e a autonomia de pessoas que, por razões ligadas a problemáticas específicas (físicas, sensoriais, psicológicas, mentais e/ou sociais), apresentam, temporária ou definitivamente, limitações funcionais e/ou dificuldade na inserção e participação ma vida social. O terapeuta ocupacional utiliza-se do desempenho ocupacional, que são eles: Área