Terapia em grupo carl rogers x terapia coginitiva
3761 palavras
16 páginas
Terapia em Grupo: Grupo de Encontro de Carl RogersOrigem dos Grupos de Encontro.
Nos Estados Unidos, na década de 40, Kurt Lewin, psicólogo do Instituto de Tecnologia de Massachussetts (MIT), desenvolveu o conceito de que a prática das capacidades em relações humanas era um importante tipo de educação na sociedade moderna, mas que estava esquecido. O primeiro grupo, intitulado T-Group, foi realizado em Bethel (Maine) em 1947, após a morte de Kurt Lewin.
Os colaboradores de Kurt Lewin continuaram a desenvolver esses grupos, gerando a organização dos National Training Laboratories, o custo do experimento foi arcado pelas indústrias, já que inicialmente foi direcionado a administradores e diretores desse campo. A T-group a princípio procurou ensinar a observação da natureza, das interações recíprocas e do processo de grupo, a partir daí julgava-se que o grupo seria capaz de entender sua maneira de trabalhar num grupo e no trabalho, bem como o efeito que poderia ter sobre os outros, tornando-se mais ajustada para lidar com situações interpessoais complexas.
Os grupos dividem-se em diversas categorias, agrupados por um fim determinado, conforme segue: a) Grupo de encontro básico, que objetiva o crescimento pessoal, o desenvolvimento e aperfeiçoamento da comunicação e das relações interpessoais através de um processo de amadurecimento e experiência vivencial. b) Grupo de treino de sensibilidade que pode assemelhar-se a qualquer dos grupos referidos. c) Grupo centrado na tarefa, que é largamente utilizado na indústria e foca na tarefa de grupo e no seu contexto interpessoal. d) Grupo de percepção sensorial, grupo de percepção corporal, grupo de movimento corporal, estes relacionados com a expressão do corpo. e) Grupo de desenvolvimento da organização que tem por objetivo principal desenvolver a capacidade de liderança nos participantes. f) Grupo de formação de equipe, que é amplamente usado na indústria para desenvolver maiores laços de união