Terapia de aconselhamento
Conceitos de Aconselhamento
O âmbito do counselling é mal definido e controverso, sendo frequentemente assimilada a terapia de apoio ou intervenção psicológica. (Ramos, M.) O Aconselhamento psicológico (counselling) é uma relação de ajuda que visa facilitar uma adaptação mais satisfatória do sujeito à situação em que se encontra e optimizar os seus recursos pessoais em termos de autoconhecimento, a auto-ajuda e autonomia. Com o objectivo principal de promover o bem-estar psicológico e a autonomia pessoal no confronto com as dificuldades e os problemas. Aconselhamento não é dar conselhos, fazer exortações nem encorajar disciplina ou prescrever condutas que deveriam ser seguidas. Pelo contrário, trata-se de ajudar o sujeito a compreender-se a si próprio e à situação em que se encontra e ajudá-lo a melhorar a sua capacidade de tomar decisões.
Merecendo destaque quanto aos aspectos: a resolução de problemas; o processo de tomada de decisões; o confronto com crises pessoais; a melhoria das relações interpessoais, a promoção do autoconhecimento e da autonomia pessoal, o carácter psicológico da intervenção centrada em sentimentos, pensamentos, percepções e conflitos e a facilitação da mudança de comportamentos.
O aconselhamento psicológico é diferente de psicoterapia.
Psicoterapia Tem o objectivo o tratamento de problemas psicológicos e a promoção do auto- conhecimento e desenvolvimento dos individuos,em o psicologo procura e descobre consigo formas saudáveis e gratificantes de aliviar e/o eliminar, estadods psiquicos e emocionais, que dificultam ou mesmo impossibilitam o desenvolvimento da identidade da pessoa, a vida relacional e aadaptação à realidade exterior. A psicoterapia funciona também como um tratamento preventivo que evita em muitos casos o desenvolvimento de doenças orgânicas mais graves. Muitas vezes pequenas crises e perdas afectivas são causadoras de uma ruptura temporária do equilíbrio