Intervenção Psicologica
Triagem e consulta psicológica O psicólogo que faz triagem e consulta psicológica trabalha sempre em equipa; este profissional faz uma selecção das pessoas que precisam de intervenção psicológica, pois existem muitas pessoas que precisam de ajuda psicológica, mas não a solicitam directamente (Exemplo: Um psicólogo que trabalhe num hospital geral ou num serviço de oncologia). Na consulta psicológica já existe um pedido, normalmente feito por outros profissionais.
Avaliação psicológica A avaliação inclui o levantamento de dados e estabelecimento de objectivos terapêuticos; a recolha de informação é feita porque alguém nos pediu ajuda e tudo o que fazemos é para levantar dados.
Intervenção na crise Por vezes é difícil separar a crise factual da crise psicológica, pois a maioria das crises factuais desencadeiam nas pessoas crises psicológicas (Exemplo: Cheias, incêndios). A crise factual por vezes pode ser controlada, podendo as pessoas entrar ou não em crise psicológica declarada. O psicólogo que faz intervenção na crise é chamado aos cenários de situação de crise factual para intervir (Exemplo: Cheias, incêndios). Estes psicólogos geralmente fazem formação interna, têm treino específico para intervir em situações de crise, que são chamados pela protecção civil em situação de catástrofe. Existem situações de crise que destapam outras situações problemáticas.
Aconselhamento Em geral, o aconselhamento psicológico é uma relação de ajuda que visa facilitar uma adaptação mais satisfatória do sujeito à situação em que se encontra e optimizar os seus recursos pessoais em termos de auto-conhecimento, ajuda e autonomia. A finalidade é promover o bem estar psicológico e a autonomia pessoal no confronto com as dificuldade e os problemas.
Psicoterapia Em Portugal, a profissão de psicólogo está a tornar-se mais visível, pois quando a psicoterapia é bem feita a pessoa apercebe-se rapidamente que tem que mudar coisas na sua