Fazer trabalho
NR -23 Proteção Contra Incêndios
Belo Horizonte 05 de maio de 2011
TEORIA
NR – 23 PROTEÇÃO CONTRA INCÊNDIOS
A NR-23 foi publicada pela Portaria GM n.º 3.214, de 08 de junho de 1978. Esta NR estabelece os procedimentos que todas as empresas devam possuir, no tocante à proteção contra incêndio, saídas de emergência para os trabalhadores, equipamentos suficientes para combater o fogo e pessoal treinado no uso correto. A NR foi criada uma vez que o número de incêndios nas empresas era muito grande, visando então a saúde e segurança do trabalhador tal Norma Regulamentadora foi criada. Segundo o que dispõe esta Norma, todas as empresas deverão possuir:
•Saídas suficientes para a rápida retirada do pessoal em serviço, em caso de incêndio; •Equipamento suficiente para combater o fogo em seu início (extintores de incêndio, chuveiros, etc.); •Pessoas treinadas para uso correto desses equipamentos. (Treinamento de Brigada de Incêndio)
Além do citados acima, esta norma determina quais são os parâmetros a serem observados em relação às portas, escadas, vias de circulação, posicionamento de extintores de incêndio e realização de exercícios de alerta. O ponto mais importante desta norma corresponde ao treinamento de pessoas para o combate de incêndios no seu início e a existência de extintores de incêndio corretos, justamente os elementos mais solicitados pela fiscalização do trabalho.
APLICABILIDADE
Código Internacional de Proteção para Navios e Instalações Portuárias ISPS CODE
Conferência Interamericana de Transportes de Produtos Perigosos – CITRANSPPE
São Paulo Setembro de 2004
11 Set/2001
Torres Gêmeas - WTC
12 Dez/2002
A Conferência Diplomática sobre Segurança Marítima aprovou novas emendas à Convenção SOLAS e adotou o novo Código Internacional de Proteção para Navios e Instalações Portuárias (Código ISPS).
ISPS Code
International Ship Port