Administração
Empreendedor:
Empreender significa realizar tarefa(s) de forma pró-ativa, enérgica, entusiástica. Porém, quando se fala em empreendedor, as pessoas relacionam a um empresário. Um professor pode ser empreendedor, um funcionário de uma empresa pode ser empreendedor. O empresário para ter sucesso precisa ser empreendedor, mas nem sempre um empreendedor é um empresário.
O empreendedor é um visionário, que possui grande capacidade de colocar idéias em prática. Sua coragem de enfrentar riscos torna-se evidente, principalmente em momentos de instabilidade econômica. Em geral os empreendedores são: otimistas, persistentes e autoconfiantes.
Mas, será que nós já nascemos empreendedores? Na verdade nós podemos desenvolver o espírito empreendedor. A partir da influência familiar, estudo, formação e prática podemos aprender a empreender. As empresas estão valorizando cada vez mais as pessoas com espírito empreendedor, visto que, estes são agentes de mudanças e são predispostos a atuar com criatividade, liderança e visão de futuro.
Administrador:
O administrador se enquadra no mundo corporativo. Ele está mais relacionado aos processos gerenciais, à solução de conflitos e de circunstâncias desfavoráveis para a empresa. Enquanto que, o empreendedor nem sempre se faz presente nas corporações. Ele é uma pessoa que tem coragem para ousar. Talvez abrir um novo empreendimento, fazer algo ou criar uma ideia nunca vistos antes. Então, todo administrador precisa ser empreendedor, mas por outro lado nem todo empreendedor é um administrador.
Administrar é uma arte e empreender é transformar idéias em oportunidades. Essas colocações ou definições são muito simplórias para qualificar dois profissionais ou dois talentos importantíssimos no processo das organizações e dos negócios.
Cada um tem seu perfil, seu valor e seu papel dentro das organizações e dos negócios e merecem estudos mais profundos e muita reflexão, mas darei a