TEPT
transtorno de estresse pós-traumático (tept)
Araranguá
2014
mayana gonçalves de souza vanessa dal pont bosa vívian consalter marroni
transtorno de estresse pós-traumático (tept)
Professora da Disciplina: Profª Valdirene Brüning.
Araranguá
2013
sumário
1 características e sintomas 6
2 PREVAlÊNCIA DA EXPOSIÇÃO AO TRAUMA 7
3 A RELAÇÃO DO TRANSTORNO COM O CONHECIMENTO JURÍDICO 8
Alunas: Mayana Gonçalves de Souza Henrique, Vanessa Dal Pont Bosa, Vívian Consalter Marroni.
TRANSTORNO DE ESTRESSE PÓS-TRAUMÁTICO (TEPT)
1 características e sintomas
O transtorno de estresse pós-traumático é um transtorno de ansiedade em que o indivíduo revive um momento traumático, mesmo depois de o perigo físico ter cessado.
De acordo com Freitas (2014):
O Transtorno de Estresse Pós-Traumático, antigamente chamado de síndrome do coração irritável, neurose de combate ou fadiga operacional, é classificado [...] como um transtorno de ansiedade específico ao desenvolvimento de sintomas que ocorrem após a exposição a um incidente crítico e traumático. Esses eventos estão relacionados a morte, ameaça de morte, dano à integridade física ou mental ou lesões traumáticas e incluem experiências de combate, catástrofes naturais, agressão física, estupro e acidentes graves (como acidentes automobilísticos e incêndios em edifícios).
Nas palavras de Miranda (2012):
Classifica-se o transtorno do estresse pós-traumático (TEPT) como um transtorno de ansiedade que se origina partir da exposição a algum evento traumático, ou seja, uma situação de violência física, acidentes automobilísticos, catástrofes naturais, estupro, seqüestros, morte de entes queridos, assaltos, agressões físicas etc.
O transtorno do estresse pós-traumático caracteriza-se por um aglomerado de sinais e sintomas físicos, psíquicos e emocionais, onde o portador