handebol
PROFESSOR RUDNEY UEZU
ALPHAVILLE 2013
Uma aula adequada de handebol na teoria.
De acordo com a concepção da escola da bola, a estrutura de uma boa aula de handball é baseada de acordo com a idade do indivíduo que está a praticando, que é baseado em 4 elementos específicos de formações: A formação básica geral, treinamento básico, formação específica e alto nível. Onde o ideal seria que estas 4 formações fossem feitas de forma gradativa de acordo com a idade da pessoa, mas o que muitas vezes ocorre é que a pessoa acaba pulando ou intercalando fases apenas pela prática do esporte e não por treinamentos progressivos no qual seriam os ideais.
As fases e os níveis de rendimento esportivo, tem relação com a idade e frequência de treinamento, onde dos 3 aos 16 anos de idade, seriam as fases pré-escolares, universal, orientação e direção e a partir desse momento, o indivíduo escolher se parte para a especialização ou se foca apenas em recreação e saúde, esta fase é caracterizada dos 16 aos 18 anos, caso seja escolhida a fase de especialização, o indivíduo terá que passar por uma fase de aproximação e integração para passar à fase de alto nível que começa aos 21 anos de idade em diante.
A iniciação esportiva tem que ser levado em conta 3 aspectos que são de suma importância, que são os jogos situacionais, jogos orientados para as habilidades e jogos orientados para as capacidades da pessoa. Os jogos orientados para as situações tem como objetivo o aluno aprender a jogar e seus métodos devem ser somente de jogos em forma de elementos táticos para construir o jogo. Os jogos orientados para as capacidades tem como o objetivo melhorar a coordenação com a bola e seu conteúdo deve ser para melhorar a coordenação e jogos em elementos para construir a melhoria das informações motoras necessárias, e já os jogos orientados para as habilidades tem como foco melhorar as atividades básicas de domínio com a bola, sendo