teorias éticas
FILOSOFIA
ALUNA: LETÍCIA MENEGUSSI Nº27
SERIE: 2ºA
PROF: ABIMAEL
JI-PARANÁ/RO
1) Ao analisar a virtude, o que Aristóteles entende por justo meio?
A Teoria do justo-meio de Aristóteles, pressupõe o homem na busca da felicidade da pólis. Ou seja, o homem é parte da cidade e sua felicidade depende da felicidade da cidade. Portanto, o homem feliz é aquele que chega à cidadania. Para que isso ocorra, o homem tem que buscar a excelência, ser virtuoso, ele tem que agir conforme as virtudes (justo-meio). Para ser virtuoso, o homem tem que usar sua virtude intelectual na ação, atuando na obtenção da virtude moral. Inteligentemente, o homem evita os vícios por falta e por excesso e atinge o justo-meio (a virtude). Por exemplo: entre a vaidade (vício por excesso) e a modéstia (vício por falta) está o respeito próprio (justo-meio). Para Aristóteles não é possível chegar no justo-meio fora da ação. Claro é também que, para calcular inteligentemente sua ação, o homem tem de ter alma.
2)Explique qual é o sentido da frase de Epicuro:”Chamamos ao prazer principio e fim da vida feliz”.
Quer dizer o seguinte: "O prazer é o motivo da busca da felicidade bem como, dependendo de nossas atitudes vinculadas a ele, pode ser o portal da infelicidade, sendo uma faca de dois gumes quando não temos discernimento e responsabilidade".
3)Usando os conceitos de Espinosa , esclareça a frase do filósofo e explique em que ela é inovadora no seu tempo: ”O desejo que nasce da alegria é mais forte do que o desejo que nasce da tristeza”.
Pois as escolhas que fazemos quando estamos infelizes são feitos sem pensar , já os feitos na alegria são feitos na alegria nos mostra como somos capazes de fazer as coisas quando queremos. Isso se mostra como exemplo agora após 50 anos do golpe militar no Brasil ainda vemos os efeitos das escolhas feitas naquela época