Teorias Evolutivas 1
Neste trabalho vamos falar sobre as Teorias Evolutivas começando por Charles Robert Darwin um naturalista britânico que tentou convencer a comunidade científica de que a evolução das espécies acontece por seleção natural. Jean Baptiste Lamarck, naturalista francês, o primeiro cientista a propor uma teoria sistemática da evolução. Segundo Lamarck, uma grande alteração no meio ambiente provocaria, em uma espécie, uma necessidade de se modificar. Essa necessidade levaria à formação de novos hábitos.Teoria evolucionista, também conhecida por teoria sintética da evolução, proposta em 1942 , segundo a qual a evolução dos seres vivos pode ser explicada tendo em conta duas ideias fundamentais: a variabilidade genética e a seleção natural.
Ambos defendiam a evolução. A ideia de que o ser vivo é adaptado ao ambiente em que vive é comum no nosso dia-a-dia. A nossa mão tem o polegar opositor, porque ele facilita o manuseio das ferramentas.
Teorias Evolutivas
As teorias evolutivas tentam compreender as estruturas que definem essa grande variedade de seres vivos existentes no planeta.
Evolução de Charles Darwin
A específica contribuição que Darwin trouxe às investigações evolucionistas é o princípio da seleção natural. A evolução progride em perfeição cada vez maior, porque os organismos são selecionados. Quem faz essa seleção é a própria natureza; seleção muito mais profunda que a seleção artificial. Para explicar a modalidade em que essa seleção acontece, Darwin se reporta a Thomas Malthus, cujas teorias em torno do crescimento populacional preconizavam, no futuro, uma luta pela sobrevivência. Para o pesquisador, a luta pela vida, oriunda da falta de alimentos e condições de vida adversas, sempre existiu, e nesta luta sobreviveram sempre os organismos mais fortes, mais rijos, ocasionando uma seleção constante. Tal seleção é auxiliada por uma seleção sexual, pois os acasalamentos se dão entre espécimes mais fortes; pelas mudanças ambientais,