A CARTOMANTE
PARTES DO ENREDO:
EXPOSIÇÃO: O conto A Cartomante narra a história de Rita, Vilela e Camilo. Os dois primeiros eram casados e Camilo amigo de infância de Vilela e amante de Rita. O medo de Vilela descobrir o adultério leva os amantes a procurarem uma cartomante, caracterizada na trama como charlatã, Concomitantemente, a cartomante consegue iludir e enganar os amantes dizendo que nada de ruim iria ocorrer. Em contrapartida, não foi o que sucedeu no desfecho da trama.
COMPLICAÇÃO: O adultério é descoberto e misteriosamente Camilo, o amante, começa a receber cartas anônimas e suspeita de ser o marido o autor deixando-o apavorado.
CLÍMAX: O marido marca um encontro misterioso com Camilo. Amedrontado, o amante a caminho do encontro procura a cartomante charlatã, esta o acalma dizendo que não iria lhe acontecer nada de ruim. Camilo paga bem pelo serviço, saindo de lá mais tranquilo ao encontro com Vilela.
DESFECHO: O desfecho desse triângulo amoroso termina em tragédia, pois nesse encontro, Vilela mata Rita e Camilo com um tiro.
PERSONAGENS PLANOS: o cocheiro e a mãe de Camilo citada na trama;
PERSONAGENS REDONDOS: Vilela, Rita, Camilo e a cartomante charlatã;
TEMPO: A história se passa em novembro, no ano de 1869, numa sexta-feira, em tempo cronológico, ou seja, com enredo linear.
ESPAÇO: A narrativa ocorre em lugar urbano, na cidade do Rio de Janeiro.
NARRADOR: O narrador é onisciente e narra na terceira pessoa do singular.
Espero estar correta em meu conceito e aceito sugestões. Abraços.