Teorias de administração
Na década de 1970 com as influências do fenômeno da restruturação capitalista e a crise dos estados nacionais, houve grandes discurssões sobre os rumos dos processos de desenvolvimento no mundo e no Brasil.
Houve avaliação dos estudiosos da temática do desenvolvimento em curso nos países capitalistas do pós-guera , quando os modelos de desenvolvimentoe as práticas de planejamento da vida econômica eram realizados de cima ara baxo, ou seja conduzidos pelos Estados nacionais.
Esse momento atual tem de ser marcado por fortes transformações e turbulências, que e a tomada de decisões por partes de gestores públicos. E a partí dai que os estudos locais ganham interesses com o municipio e assumir funções que antes eram responsabilidades e intâncias de poder superiores .
Com isso, as cidades ou munícipios, vão constituindo espaços estratégicos para o desenvolvimento.(A.V. BARQUERO, 1993, p.72)
Segundo á autora Alessandra Massado, os países latino americanos estão tendo um crescente interesse pelo tema.
A comlexa transição democrática com o fim das ditaduras , as críticas e polêmicas sobre as concepções, táticas e estratégias da equda têm obrigado a que se repense e recoloque os enfoques sobre o problema e a natureza da democracia, do Estado e do poder. Dentro desse contexto global está se verificando um movimentando de descoberta e reflexão em direção ás bases , ou seja, em direção aos espaços locais municipais enquanto territórios políticos, étnico-culturais, sociais e econômicos que devem ser conhecidos, reconhecidos e reconsiderados pDesenvolimento urbano dá-se a partir de um projeto físico para uma cidade e de políticas de controle do uso do solo,resultando na ordenação do território e de equipamentos coletivos ara a luta democrática no campo popular ( A . MASSOLO,1988, p.46)
O desenvolvimento econômico local, pode ser definido como o conjunto ou estratégias e ações para a (re)construção da base