teorias da evolução
R: A linkage é o mesmo que segregação independente, ou seja, os genes determinantes de caracteres diferentes distribuem-se independentemente nos gametas, assim não deixando que todos nós fossemos idênticos. E as alterações morfológicas, nas quais a teoria da Seleção natural se baseia, se devem a mutações que promovem o surgimento de novas características em uma determinada espécie.
2- Explique a transgenia e dê exemplos.
R: Os transgênicos são organismos vivos modificados em laboratório, onde se altera o código genético de uma espécie com introdução de uma ou mais sequência de genes, provenientes de uma outra espécie (sexualmente não compatíveis), por exemplo: introduzir fragmentos de DNA de bactérias no DNA do milho. Este novo gene introduzido pertenceram ao genoma dessa espécie e vão lhe dar novas características ou fazer com que a espécie produza novas substâncias, proteínas.
3- O que são células tronco e como elas atuam em tratamentos médicos?
R: Encontradas em todo o corpo, mas em maior quantidade na medula óssea e no sangue do cordão umbilical, as células-tronco, também chamadas de células progenitoras, são multiuso: após um processo de diferenciação, elas podem dar origem a outros tipos de células: um neurônio, uma célula muscular ou do tecido ósseo. Elas são células muito simples que têm a capacidade de se diferenciarem em qualquer tipo de célula, formando qualquer tipo de tecido e podem ser classificadas em células-tronco embrionárias e células-tronco adultas. As células-tronco embrionárias são retiradas de embriões e são classificadas em:
-Células-tronco toptipotentes: formadas na placenta e anexos embrionários, são encontradas nas primeiras divisões do embrião, por volta do terceiro ou quarto dia depois da fecundação, quando o embrião está com aproximadamente com 32 células..
-Células-tronco pluripotentes: capazesde se diferenciarem em qualquer tecido exceto