Teorias da Evolução
Introdução pág. 1
Conceito de Adaptação pág. 2
Criacionismo pág. 3
Teorias Evolucionistas: Lamarckismo pág. 3
Teorias Evolucionistas: Darwinismo pág. 4
Contribuições de Mendel: Hereditariedade pág. 5
Teoria Moderna da Evolução: Neodarwinismo pág. 6
Teorias da Evolução
Introdução
Evolução se caracteriza pela mudança de genes hereditários de uma geração para outra. A Terra abriga diversos de tipos de espécies, que compõe os mais variados ambientes que integram a biosfera. A Teoria da Evolução busca explicar o que propiciou essa imensa diversidade de seres vivos. É de conhecimento geral que o mundo em que vivemos hoje passou por diversas mudanças e adaptações, inclusive os seres que nele vivem, que precisaram mudar para garantir sua sobrevivência. O Trabalho abordará as teorias que buscam explicar tais mudanças, desde as antigas até a teoria moderna.
Conceito de Adaptação Como o próprio nome diz, esse conceito se dá a partir da ideia que cada indivíduo se adapta e possuí características específicas de seu habitat natural, tanto morfofisiológicas como comportamentais. Como regra geral, essas adaptações são resultados do processo de seleção natural ao longo de várias gerações seguidas de mudanças, devido a diferentes níveis de aptidão, conferidos por variações genotípicas aleatórias em algum caractere, sendo tais variações herdáveis. Desse modo, a seleção natural irá agir favorecendo o indivíduo que apresente maior aptidão.
Adaptações Fisiológicas: São consideradas adaptações fisiológicas aquelas em que um indivíduo sofre mudanças em seu organismo devido ao ambiente em que ele vive.
Adaptações Anatômicas: Consiste em diferentes estruturas morfológicas para cada indivíduo em um meio, devido as suas necessidades.
Adaptações Comportamentais: Como o próprio nome sugere, as adaptações comportamentais são as que se relacionam com o comportamento dos seres vivos,