teorias da contabilidade
Centro de Educação à Distância
Atividade Prática Supervisionada - ATPS
Disciplina: Teorias da Contabilidade
Tutora: José Antônio Quintanilha
Aida Cristina da Rosa de Lima - RA 4714902525
Chaveli dos Santos Robe – RA 4352050859
Leandro de Oliveira da Silva – RA 4300064916
PELOTAS / RS
2012
Sumário
1 - Introdução
Este trabalho visou trazer um embasamento sobre Teorias da Contabilidade, apresentando sua história e principalmente para o que é utilizada a Contabilidade.
Também mostramos os princípios postulados a fim de explicar cada um deles, melhorando assim o entendimento de suas utilizações. Junto a isso conceituamos ativo e suas subdivisões, passivo, receitas, despesas, perdas e ganhos.
2 - História da Contabilidade
A contabilidade existe desde o inicio da civilização. Alguns teóricos preferem dizer que ela existe, pelo menos, desde 4000 a.C, mas que seu desenvolvimento é muito lento ao longo do século. Mas como contar o rebanho e avaliar seu crescimento senão existiam números (da forma que sabemos hoje)? Nem escrita e muito menos moeda, era também representada por desenhos, figuras e imagens para identificar o patrimônio. Os primeiros sinais que evidenciam a existência da contabilidade. Na monotonia do governo, entre balidos ininterruptos das ovelhas, o homem tem uma ideia. Havendo um pequeno monte de pedrinhas ao seu lado, o homem separa uma pedrinha para cada cabeça de ovelha, executando assim o que a contabilista chamaria hoje de inventário. Após o termino dessa missão o homem separa o conjunto de pedrinhas, guardando-as com muito cuidado, pois o conjunto representava a sua riqueza num determinado momento. Ele sabia que o seu rebanho havia produzido lã e que a lã, proporcionava não só agasalho para proteger sua família como também meio de troca