Teorias da Comunicação - Jornalismo e Publicidade
Publicidade e Propaganda
Disciplina: Teorias da Comunicação II
Professora: Kátia
Larissa Luna
Publicidade, jornalismo e os seus caminhos trilhados com a ética
Em uma análise do filme “O Jornal”, percebe-se o quanto é importante ter ética em qualquer ambiente de trabalho, ou em qualquer situação do dia-a-dia, a ética é um valor que deve estar presente na vida de todos. No filme temos uma abordagem sobre conflitos éticos: no momento em que o jornal publica uma falsa matéria, onde as informações não foram verificadas, e assim incriminam dois garotos negros por um assassinato que não cometeram. Sendo o jornal um grande veículo de comunicação, o mesmo é tem força e impacto na vida das pessoas, no caso uma falsa notícia, sem checagem de informações pode mudar drasticamente a vida de alguém.
Tanto no jornalismo quanto na publicidade, trabalhasse com o repasse de informações. O jornalismo, por sua vez, informa o real, o fato, a situação, enquanto a publicidade trás o ideal, a fantasia, insinuando que determinada coisa é indispensável para a vida daquela pessoa que deseja atingir. O Jornalismo trabalha com o agora, e com a repercussão dos fatos que ocorrem nesse agora, como por exemplo, a instabilidade da economia, os índices de violência, a previsão do tempo de cada dia. No entanto a publicidade trabalha com o desejo das pessoas, influenciando o emocional, persuadindo, a fim de vender, seja uma ideia ou um produto em si.
Enquanto o jornalismo informa, a publicidade vende, o que seria de ambos sem a ética? É de suma importância que haja verdade tanto nas notícias, quanto em anúncios de produtos, por exemplo. Estratégias de vendas, a montagem das notícias, podem ser elaboradas de formas atrativas para o cliente, ajudando assim a impulsionar o veículo de comunicação utilizado, mas nunca, em hipótese alguma, deve-se usar de falsas verdades e de manipulação de dados. Provando-se assim, que para alcançar o sucesso e a