Teorias da aprendizagem Piaget e Vygotsky
Amanda Ferreira dos Santos - 4744
VIÇOSA – MG
2014
Teorias da Aprendizagem – Piaget e Vygotsky
Dois autores muito importantes das Teorias da Aprendizagem são Jean Piaget e Lev Semenovich Vygotsky. Ambos formularam suas teorias sobre a aprendizagem de maneiras diferentes. Enquanto Piaget concebia uma visão epistêmica do sujeito e de seu desenvolvimento, ou seja, um sujeito universal, Vygotsky concebia uma visão mais singular do desenvolvimento.
O ser humano para viver precisa aprender, pois a sua sobrevivência está comprometida, e o conhecimento é fundamental. Para Piaget, a aprendizagem é construída internamente e depende do nível de desenvolvimento do sujeito. Estabelecia uma relação mútua entre a estrutura cognitiva e a gênese (origem), baseando, portanto, sua teoria na epistemologia genética. A elaboração do conhecimento ocorre por meio da ação do sujeito com o meio. Já para Vygotsky, a relação entre o sujeito e o meio é sempre mediada por produtos culturais, não possuem uma relação direta. O desenvolvimento ocorre em um primeiro momento nas relações sociais e depois na relação individual do próprio sujeito. Vygotsky baseia sua teoria na perspectiva histórico-cultural.
Na teoria piagetiana, a visão da aprendizagem é interacionista. Conhecer é organizar, estruturar e explicar a partir das experiências, da ação de cada sujeito com o meio em que vive. O desenvolvimento cognitivo para Piaget ocorre por meio dessas trocas entre sujeito e ambiente e é estruturado internamente pelo sujeito através dos processos de assimilação e acomodação. Na assimilação, o meio é que se altera para ser incorporado a partir do que já se conhece. Na acomodação, o organismo é alterado. O processo de desenvolvimento depende, portanto, de fatores internos, da maturação e das experiências com o meio. Esse processo se dá pela