Teorias da administração
1) Com base na leitura do texto “Abordagem Clássica da Administração” é possível observar os aspectos que Frederick Taylor defendia na Administração Científica. De acordo com os conhecimentos que você adquiriu na primeira aula desta disciplina, destaque os aspectos que Taylor defendia e que posteriormente foram criticados pela Escola Humanista.
R:Taylor estudou ,cientificamente, os problemas fabris de sua época e a popularizou da noção de eficiência: obter o resultado desejado gastando menos tempo, esforço e materiais. As principais falhas estudadas por Taylor foram o desconhecimento por parte dos administradores no trabalho dos operários, a forma de remuneração utilizada e a falta de padronização dos métodos de trabalho. As principais críticas a administração científica (AC) de Taylor foram como os operários eram tratados, simplesmente como uma engrenagem de produção sem ao menos poder tomar iniciativas. Para os Críticos a AC transformou o homem em uma maquina; A padronização do trabalho seria mais um aumento deste do que uma forma de racionalizar; A superespecificação do operário facilitaria apenas o treinamento e a supervisão, mais reduziria a satisfação e teria uma visão limitada. O que importava eram as tarefas executadas e não o lado social e humano do trabalhador. A AC cuidava apenas em cumprimento de tarefas sem se preocupar com os objetivos individuais. A AC trata da organização como um sistema fechado sem considerar as influências externas.
2)Fundamentando-se na leitura indicada, comente as primeiras justificativas de Frederick Taylor para a iniciação da Administração Científica.
R: A falta de sistematização por parte dos operários; a gerência não se interessar pelas rotinas de trabalho e do tempo necessário para sua realização; e Falta de variedade nas técnicas ou nos métodos de trabalho. A organização e a Administração devem ser estudadas e tratadas cientificamente e não somente na experiência. A improvisação deve ceder lugar ao