Teorias da administração
1.Introdução 2
2. Teorias das administração e suas principais decorrências 2
2.1 Teoria da administração científica 2
2.2 Teoria da Administração Clássica 6
2.3 Teoria Burocrática da Administração 11
2.4 Teoria das Relações Humanas 16
2.5 Principais Decorrentes das Teorias da Administração 20
3.Referência Bibliográfica 22
1.Introdução
A finalidade deste trabalho é conhecer as teorias da administração, dentro da visão temática de processos administrativos, estudadas nos conceitos fundamentais da administração.
A pesquisa foi realizada tendo como base as seguintes, a saber: teoria da administração científica, teoria clássica, teoria da burocracia, teoria das relações humanas além das principais decorrências da teoria da administração, as quais influenciaram questões fundamentais no estudo da administração moderna das empresas.
2. Teorias das administração e suas principais decorrências
2.1 Teoria da administração científica
O modelo de administração científica foi criado pelo engenheiro americano Frederick Winslow Taylor entre o final do século XIX e início do século XX, tendo como base à aplicação dos de métodos e técnicas da engenharia industrial entre aqueles que pensam (gerentes) e os que executam (trabalhadores) aos problemas da administração com o objetivo de aumentar a eficiência industrial.
A preocupação de Taylor era elevar o nível de produtividade da indústria, eliminando o desperdício e as perdas sem aumentar os custos da produção. Ele observou que os sistemas administrativos da época possuíam falhas, tais como: a ausência de padronização dos métodos de trabalho, o desconhecimento dos administradores relativo ao trabalho desenvolvido pelos operários e a forma de remuneração o trabalhador.
No livro “Shop Management”, publicado em 1903, primeiro livro de Taylor, encontra-se descrito as técnicas de racionalização do trabalho do operário, por meio do estudo de