Teorias da administração
Um sistema é uma coleção de partes inter-relacionadas que funcionam juntas para alcançar um propósito comum, e um subsistema é um componente menor de um sistema maior.
As organizações podem ser vistas como sistemas abertos que interagem com seus ambientes num processo contínuo de transformar recursos que entram em produtos que saem (bens acabados e/ou serviços).
O ambiente externo é um elemento crítico na visão de sistemas abertos da organização. É uma fonte tanto de recursos quanto de feedback dos clientes, e pode ter um impacto expressivo nas operações e nos resultados.
O feedback vindo do ambiente diz à organização se ela está atendendo bem às necessidades dos clientes e da sociedade em geral.
Sem o desejo do cliente de usar os produtos da organização, fica difícil operar e se manter no negócio por muito tempo. Portanto, nesta visão de sistema aberto das organizações, o cliente reina verdadeiramente supremo.
[pic]
A figura acima representa a organização como um sistema aberto, transformando recursos que entram em produtos que saem.
Obs.: um departamento pode ser visualizado como um sistema, composto de vários subsistemas (seções ou setores) e integrado em um supersistema (a empresa), como também pode ser visualizado como um subsistema composto por outros subsistemas (seções ou setores), pertencendo a um sistema (empresa) que está integrado em um supersistema (mercado ou a comunidade).
Abordagem Sistêmica
1. ABORDAGEM SISTÊMICA
Conceito de Sistema: "Sistema é qualquer entidade, conceitual ou física, composta de partes inter-relacionadas, interatuantes ou interdependentes."
Durante o ano de 1960, pesquisadores começaram a analisar as organizações a partir de uma perspectiva de sistemas.
A abordagem sistêmica define um sistema como um conjunto de partes inter-relacionadas e interdependentes arrumadas de uma maneira que produz um todo unificado.
Sociedades são sistemas, assim como automóveis, animais e corpos