Teorias da Administração
1. TEORIA DAS RELAÇÕES HUMANAS
Esta abordagem provoca uma verdadeira revolução na administração.
Se antes a ênfase era nas tarefas e estrutura, agora o enfoque era nas pessoas.
A máquina, o método de trabalho e a organização formal dão lugar aos aspectos psicológicos e sociológicos. ORIGENS Surge como conseqüência imediata dos trabalhos conclusivos obtidos pela experiência de Hawthorne, orientada por Elton Mayo, quando o governo americano através do Conselho Nacional de Pesquisa, encomendou um trabalho a Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos, para verificar a “correlação entre produtividade e luminosidade”.
George Elton Mayo (1880-1949)- Considerado o “pai das relações humanas”, coordenou a experiência de Hawthorne.
A EXPERIÊNCIA DE HAWTHORNE
A experiência desenvolveu-se em 4 quatro fases, cada uma abordando uma relação entre os trabalhadores da empresa Western Electric Company, e o ambiente de trabalho.
1ª Fase – dois grupos de operários escolhidos foram submetidos aos efeitos de iluminação e verificou-se um rendimento proporcional a intensidade da luz. Na verdade, o que ficou evidente foi a influência de fatores psicológicos, uma vez que os operários se sentiam na obrigação de produzir mais quando a intensidade de luz era aumentada e, ao contrário, passavam a produzir menos, quando eram levados a crer que a intensidade de luz havia diminuído.
2ª Fase –Iniciada em abril de 1927. Selecionada seis moças que constituíram um grupo de observação . As tarefas foram assim distribuídas: cinco moças montavam os relés, e uma sexta mantinha o trabalho constante, fornecendo as demais as peças necessárias. Não havia supervisão rígida na sala, bem como as moças tiveram certas regalias, como redução de 30 minutos no trabalho, períodos de descanso, não oferecidas às demais trabalhadoras da empresa. Após implantar condições de trabalho mais flexíveis, notou-se um aumento da produção. As conclusões foram: